Núcleo de Escoliose- Avaliação Biomecânica na Escoliose


AVALIAÇÃO BIOMECÂNICA PARA ESCOLIOSE

A Avaliação da Biomecânica para Escoliose do Grupo Funcional RS possui o diferencial de avaliar o corpo como um todo, pois além de avaliar a curvatura em si, avaliamos como a curvatura pode estar influenciando o posicionamento, mobilidade e funções de outras estruturas como pelve, quadril e joelhos. Ela tem duração de 2 horas e consiste de dois momentos:
1) Análise do Raio-X e identificação do fator de progressão da escoliose e uma bateria de exames biomecânicos tecnológicos a fim de gerar uma raciocínio biomecânico sobre da postura e o movimento. (Baropodometria estática e dinâmica, biofotogrametria e análise da marcha em 2D)
2) Testes clínicos específicos para escoliose e ensinamento do primeiro exercício básico no tratamento conservador baseado em evidência: a auto-correção tridimensional (com envio de vídeo explicativo para realização domiciliar).

Todos estes dados serão reunidos em um laudo, no qual a pessoa terá toda a descrição das análises quanti e qualitativas, assim como serão sugeridas as melhores condutas para cada caso.

Todo o nosso raciocínio é baseado em evidência científica atual, é guiado pelo Guideline da Sosort ( sociedade de tratamento ortopédico e reabilitação na escoliose).