Confecção de Palmilhas Personalizadas


As Palmilhas Personalizadas são ferramentas utilizadas no processo de tratamento fisioterapêutico, que buscam auxiliar no reposicionamento das estruturas desalinhadas, diminuindo assim o stress articular e miosfacial, prevenindo e tratando as Patologias Ortopédicas.

As Palmilhas Personalizadas do Grupo Funcional RS são confeccionadas em Oficina Própria, com diversos materiais (poliuretano, EVA, Látex, borracha) de alta qualidade, visando o tratamento e conforto do paciente. As peças, ou elementos podais que compoem a palmilha, são selecionadas após a Avaliação Biomecanica, onde são realizados vários testes com equipamentos específicos para que o real mecanimso de lesão seja identificado. Nenhuma palmilha deveria ser prescrita ou confeccionada sem uma Avaliação Biomecanica criteriosa, pois o corpo é um todo, e as alterações podem ter seu foco inical distante do local da lesão. 

A individualidade de cada paciente é imprescindível, tornando cada palmilha ÚNICA, desenvolvida para AQUELE paciente com AQUELA patologia.

Podemos ter 10 casos da MESMA patologia. O mecanismo de lesão, assim como o Tratamento Indicado e os elementos das palmilhas serão diferentes.

CADA INDIVÍDUO É ÚNICO!

Para que seja confeccionada a Palmilha, o paciente deve passar pela Avaliação Biomecanica, onde será identificada a causa da alteração e escolhidos os elementos que irão constituí-la.

Indicações de Alterações que podem ser tratadas com Palmilhas Personalizadas:

- Metatarsalgias;

- Neuroma de Mortom;

- Joanetes (fase iniciais);

- Fascites Plantares;

- Discrepancias de Membros Inferiores (perna curta);

- Dores em quadril, joelho e pés;

- Pés Pronados, Supinados, Planos e Cavos;

- Pé Diabético;

- Pé Artrítico;

- Assimetrias de Membros Inferiores geradas pela Escoliose;

 

 

Dúvidas Frequentes Relacionadas ao uso da Palmilha Personalizada:

1) Quando começar a usar a palmilha, vou sentir dor?

Cada caso deve ser acompanhado individualmente, depende muito do tempo em que a lesão ja esta presente e das alterações associadas (bloqueios articulares, contraturas, retrações,....)Sempre gostamos de ouvir os pacientes referirem que após a utilização das palmilhas "a dor foi tirada com a mão", mas muitas vezes precisamos do trabalho conjunto de outras áreas, como a Fisioterapia e Osteopatia para auxiliar as Palmilhas no processo de realinhamento e estabilização.

2) Todas as alterações posturais devem ser realinhadas e tratadas com o uso de Palmilhas?

Não nem todas. O individuo pode ter alterações posturais e biomecanicas consideráveis, mas não relatar qualquer dor ou desconforto, nestes casos, não há a indicação da utilização da palmilha, pois a ausencia de dor, nos mostra que esta estrutura está bem adaptada. Mas no caso de dor ou desconforto, torna-se necessária a  Avaliação Biomecânica para identificar o foco da lesão e disfunção, que será o objetivo de todo tratamento.

3) Vou usar Palmilha a vida toda?

Depende. Temos dois tipos de alteração: Alteração Estrutural e Alteração Funcional. Na primeira, tem-se geralmente uma alteração na estrutura óssea, de base como por exemplo discrepancias de membros inferiores e escolioses. Nestes casos, o objetivo é alinhar as assimetrias geradas pelas alteraçõers estruturais que estarão sempre presentes, não anulamos, mas evitamos patologias em decorrencia delas. 

Nas Assimetrias Funcionais, temos maior possibilidade de reversão, pois estruturas miofasciais geralmente estão mais envolvidas. Quando corrigimos o desvio de base com técnicas como o realinhamento com a Osteopatia e a manutenção destes alinhamento com as Palmilhas Personalizadas temos um tratamento muito mais eficaz e com ótimos resultados. 

 

4) Como posso realizar a higienização das Palmilhas?

Não deve ser lavada com agua abundante (agua corrente ou imersão). Pode-se umidecer uma escovinha com agua e sabão neutro, passar na Palmilha e deixar arejando na sombra, pois a Palmilha possui material termomoldável, e se for exposta ao sol ou outros tipos de calor, o material ira se deformar.

5) A partir de que idade é indicado o uso?

O pé tem sua "maturidade" em torno dos seia anos. Realizamos muitas avaliações em crianças a pertir dos dois anos, onde se incia o processo da marcha. Os pais se preocupam com o fato de seus filhos estarem "com os joelhos e pés para dentro". Mas ate os quatro anos, este valgo dinamica é normal. Dois aspectos devem requerer nossa atenção:

- se o valgo e a pronação (joelhos e pés para dentro) estão impedindo que a criança fique em pé para inicar a fase da marcha. O mal apoio plantar na fase em que a criança esta começando a caminhar, pode atrasar o desenvolvimento da marcha;

- se o valgo e a pronação se mantém mesmo após os seis anos, podendo prejudicar outras estruturas, como tornozelo, joelhos e quadril.

Nos dois casos acima, a criança deve ser analisada Biomecanicamente, e se for necessario, a palmilha pode ser utilizada para auxiliar no realinhamento e estabilização, permitindo a realização de um bom movimento.

6) Já sou idoso e tenho muitas dores há muito tempo, vale a pena usar Palmilhas?

Independente da idade, se existe a queixa de dor, é sinal que a estrutura corporal não esta "aceitando" o posicionamento adotado. Por mais que ele ja esteja ali a um bom tempo..... A dor é sinal de compensação, não adaptação. Através da Avaliação vamos identificar o mecanismo que esta originando as compensações e a dor.