Avaliação Biomecânica


O corpo humano, é uma máquina, que necessita do mínimo de simetria para que suas peças funcionem e se relacionem sem gerar disfunções. Pequenas alterações posturais, se não forem identificadas e tratadas, são responsáveis pela geração de patologias ortopédicas.

Tendinites, bursites, fascites, e outras tantas patologias incapacitantes, podem ser evitadas e tratadas após uma avaliação biomecânica detalhada. O principal objetivo da Avaliação Biomecânica do Grupo Funcional RS é identificar o mecanismo de lesão responsável pela alteração postural que leva a patologia ortopédica.

Para isso, são utilizados equipamentos de ultima geração, específicos para coletar dados relacionados a Biomecânica do Individuo.

Baropodometria Estática e Dinamica, Análise da Postura Estática, Análise da Marcha com e sem Acelerometria e Testes Funcionais fazem parte da Avaliação.

 

 - BAROPODOMETRIA ESTÁTICA –

Através da  Análise Baropodométrica Estática , identificamos a distribuição da pressão plantar, assim como posicionamento do centro de gravidade, tipologia do pé, entre outros parâmetros que devem ser correlacionados com os demais testes.

 

- BAROPODOMETRIA DINAMICA –

Na Análise Baropodométrica Dinamica, as distribuição da pressão durante a marcha, assim como a evolução do centro de gravidade e o comportamento do arco plantar são parâmetros importantes a serem avaliados.

 

 - ANÁLISE DA POSTURA ESTÁTICA -

É um desafio ficarmos em pé. Nesta busca pelo equilíbrio, nossa estrutura “briga” com a gravidade e os desequilíbrios se iniciam. Em grande parte das vezes, a causa do desequilíbrio pode estar distante do local da dor. Por isso, uma visão global, considerando as ligações e as correlações entre as estruturas, se faz necessário.

 

 

- ANALISE DA MARCHA E CORRIDA ATRAVÉS DO ACELEROMETRO -

 

O  dispositivo é composto por um acelerometro e um giroscópio que captam parametros  importantes sobre a marcha e corrida como comprimento do passo/passda, tempo de apoio com cada membro, inclinação do tronco, rotação da pelve, entre outros. A Análise Biomecanica é um "quebra cabeças" onde cada análise compoem uma peça e ao final, temos o entendimento do mecanismo de lesão que está atuando.

 

- ANÁLISE DA MARCHA E CORRIDA POR VÍDEO - 

Os parametros ja coletados na Baropodometria Estática, na Baropodometria Dinamica, na Análise Postural serão correlacionados agora com a coleta Da imagem da marcha (caminhada) e da corrida (no caso de atletas). Rotações de cinturas escapulares e pélvicas, inclinações de tronco, rotações da pelve e do quadril, assim como pronações e supinações avaliadas.