Você tem DOR: mas o que isso quer dizer?


Escrito por Rodrigo Angelos em 22/07/2019

Recentemente fizemos uma enquete a respeito de quantas pessoas sentem Dor, e mais de 70% das pessoas responderam que SIM, em mais de 60 participações. Para nós que trabalhamos e estudamos Dor, está dentro do que vemos na prática clínica e na evidência.

 Mas o que é Dor? 👉🏽Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor, é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a dano tecidual real ou potencial.

Para você que sente dor ou trabalha com indivíduos com dor, qual a relevância desse conceito? 

Dor, não é vista como um estímulo, mas sim, um estímulo percebido como dor, e isso depende muito da natureza desse, como e onde é experimentado e experienciado, juntamente com aspectos emocionais de memória.

Nem tudo que dói é por lesão, doença, inflamação ou patologias diversas, inclusive o modelo de patologizar a dor é imensamente discutível em linhas gerais.

 Alterações do funcionamento físico, tais como biomecânicas, falhas de funcionamento articular e tensões miofasciais, características essas que fazem parte de um processo de adaptação do corpo podem ser a origem da dor.

 Fatores psicossomáticos estão em alta, quando se leva em considerações a origem e perpetuação da dor, no caso da dor lombar, que é a maior incapacidade do mundo, os maiores fatores de risco são stress e ansiedade.

Enquanto portadores do corpo, devemos avaliar e perceber sempre o nosso estado de saúde físico e mental e em caso de dor, procurar sempre um profissional capacitado para auxiliar, em casos “graves” ou “confusos” procurar mais de uma opinião e um trabalho multidisciplinar pode ser a chave da cura.

A vida é melhor sem dor !

📚 Fonte: The biopsychisocial model of pain and contemporary osteopathic pratice. IJOM, 2010. J. Nicholas Penney.

#fisioterapia #osteopatia #osteopatiabrasil #dor#dorlombar #dorcervical #biomecanica#osteopatado #cura #saude #exercíciosfísicos