Fatores que alteram o alinhamento e estabilidade dos pés


Escrito por Janaina Bortoli em 02/08/2017

Existem alguns fatores que podem provocar alterações no posicionamento do pé, como por exemplo, a Pronação Excessiva que pode causar estresse sobre a musculatura inversora, estresse sobre a Fáscia Plantar, estresse sobre o Tendão Aquileu, Hálux Valgo (Joanete), estresse no joelho.
Mas afinal, o que pode ocasionar a Pronação nos pés?

• Existem alguns fatores que podem estar relacionados diretamente com alterações nos pés
• Fatores relacionados ao Quadril
• Fatores relacionados aos Tênis
• Fatores relacionados com a Corrida

Um estudo desenvolvido por WHITTING et al. (2011) teve o objetivo de estudar os efeitos da descarga de peso e os mecanismos do tornozelo durante "drop landings", ou seja, em testes de aterrisagem, verificando o quanto a ADM de dorsiflexão limitada pode acentuar o estresse para as estruturas tendíneas dos plantiflexores, gerando muitas vezes a famosa tendinite do Tendão Aquileu.

Outro estudo de SMITH et al. (2014), identificaram que o atraso dos músculos glúteo médio e máximo podem influenciar em tendinopatia do tendão aquileu, demonstrando como a relação do quadril pode provocar a Instabilidade dos pés, devido ao Drop da Pelve e o Colapso Medial.

E como os calçados podem influenciar nesse processo? 

Hoje há alguns estudos que já evidenciam alguns aspectos como causadores de instabilidades nos pés e fatores que podem contribuir para a queda do arco plantar, como por exemplo:

- Base Larga, o que provoca queda do pé
- Altura excessiva do Calcanhar (Drop Positivo) 
- Cabedal Mole, pois o mesmo não estabiliza o pé

Lembrando que o calçado é apenas um fator a ser observado e não pode ser levado como o fator primordial para iniciar a corrida, primeiramente devemos conhecer nosso corpo e as alterações que o mesmo apresenta, com isso a escolha dos calçados fica muito mais fácil.

Agende sua Avaliação Biomecânica no Grupo Funcional RS e saiba como está a Biomecânica do seu corpo, sua pisada e quais os tipos de calçados e treinamentos que você poderá realizar.