👣AVALIAÇÃO BIOMECÂNICA NA SÍNDROME DE DOWN👣


Escrito por Janaína Bortoli em 07/05/2019

🚨 Crianças com síndrome de down, podem ter dificuldades e atrasos na aquisição dos marcos motores, como ficar em pé e caminhar. Muitas vezes, chega-se em um momento em que elas necessitam apenas de um "empurrãozinho" para melhorar sua estabilidade e alcançar a marcha independente. No caso desta criança, ocorreu exatamente isto, foi então que realizamos a Avaliação Biomecânica para identificar como poderíamos fornecer este "empurrãozinho" para que a marcha seja alcançada.

🧐O primeiro exame realizado foi a Baropodometria Estática, um exame onde analisa-se as pressões plantares e no qual obteve-se a classificação em pé plano grau 3, com importante diminuição do arco longitudinal bilateral e predomínio de apoio em membro inferior esquerdo.

🔍O segundo exame, foi a Baropodometria Dinâmica, o qual apresentou a mesma classificação em pé plano e com aumento de pressão em membro inferior esquerdo. Na marcha com apoio, o ângulo de Fick (ângulo de adução de antepé relacionado com o aumento da rotação interna da coxofemoral bilateral) encontra-se diminuído caracterizando uma marcha com adução de antepé.

📐Na análise da postura estática, apresenta importante aumento do valgo de médio e retropé bilateral, caracterizando importante valgo, e na Análise da Marcha, apresenta importante pronação bilateral.

✅Com base nos dados coletados, recomendamos a utilização de palmilhas personalizadas e podemos traçar o diagnóstico biomecânico desta criança!

👀No próximo post falaremos sobre mais sobre a utilização das palmilhas personalizadas e o objetivo para este caso!

📍Laboratório de Avaliação Biomecânica do Grupo Funcional RS
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