Músculos Paravertebrais e Disfunção articular: Existe alguma relação?


Escrito por Rodrigo Angellos em 28/11/2018

No que diz respeito à tensão muscular ou espasmo protetor, será que isso tem relação com disfunção articular, perda de mobilidade do segmento vertebral?

 @rodrigoangellos Prof. Msc em Ciências da Reabilitação, Fisioterapeuta, Discente em Osteopatia @ibo_osteopatia .

A palpação dos tecidos musculoesqueléticos é uma da maiores partes do exame físico realizado pelos terapeutas manuais. E muitas vezes a percepção de alteração da textura tecidual pode estar associada com a disfunção articular.

 Korr’s em 1940 defendia o conceito de “facilitação segmentar” onde ele propõe que pequenos traumas poderiam produzir uma barreira discordante de aferências na medula vindo do proprioceptor fuso muscular. Sugerindo sensibilidade e dor devido a nocicepção da facilitação, restrição de ADM articular pela resistência dos músculos encurtados e hiperativos devido a contração sustentada (espasmo) e alterações circulatórias induzidas pelo sistema autonômico.

 A questão é que falta evidência para sustentar o raciocínio acima 👆🏼. Uma pequena evidência sugere que haja hiperatividade muscular em segmentos articules em disfunção. Alguns estudos em animais sugerem que a estimulação em estruturas profundas (disco e faceta) possam influenciar no estado de ativação da musculatura paravertebral. Que o aumento de tensão da musculatura paravertebral em indivíduos com dor lombar seja mais um estado de controle vindo do SNC por inúmeras possibilidades do que por uma disfunção articular.

A rigidez Miofascial observada a partir da palpação não parece ter uma associação direta com a disfunção articular da coluna vertebral.

Se aproprie de ferramentas terapêuticas que você domine, aplique sua experiência no dia a dia e jamais esqueça de trazer a evidência científica para a prática clínica.

1-Fryer, Gary, Tony Morris, and Peter Gibbons. "Paraspinal muscles and intervertebral dysfunction: part one." Journal of manipulative and physiological therapeutics 27.4 (2004): 267-274.

Grupo Funcional - Fisioterapia e Osteopatia
📍Rua Marcelo Gama, 1249. POA/RS
☎3557-4603
📱99367-1836
#fisioterapia #osteopatia #osteopata #biomecanica#ter