🚨A importância de um bom apoio plantar no desenvolvimento da marcha!🚨


Escrito por Janaína Bortoli em 05/11/2018

👶🏻O período de 0 a 2 anos da criança é fundamental na vida de todo ser humano, pois nesta faixa etária ela começará a construir sua identidade e autonomia, determinando em grande parte, suas capacidades futuras, sendo isto o somatório de todas as vivências e estímulos ofertados.

👣Mas a base (os pés) deve estar bem alinhada em relação ao chão, para que possam promover boa estabilidade ao restante da estrutura corporal, que deve estar voltada a investigar, escalar, abrir portas e gavetas, e etc...

💡As curvaturas normais dos pés se estabelecem depois dos dois, três anos de idade. Antes disso, grande parte dos pezinhos podem parecer alterados, muitas vezes erroneamente classificados como cavos ou planos. Mas é importante salientar que apesar de ser “normal” o desabamento do arco plantar nesta idade, de forma alguma ele pode alterar o equilíbrio e estabilidade na postura em pé nesta idade.

🔍Se a criança não consegue ficar em pé e desenvolver suas atividades motoras devido à instabilidade gerada pelo pé, uma Avaliação Criteriosa deve ser realizada.

📝No caso da imagem abaixo, a criança aumentou a estabilidade em pé e diminuiu consideravelmente as quedas consecutivas que não a deixavam evoluir em sua marcha através do uso de órtese/palmilha que estão proporcionando o auxilio necessário no equilíbrio em pé. Se o pezinho desta menina “amadurecer” formando corretamente os arcos necessários que possibilitem um bom alinhamento do pé, a palmilha pode ser gradualmente retirada! 

📌Quer saber mais? Nos chame por inbox ou venha tomar um café conosco! Estamos sempre de portas abertas!

Laboratório de Avaliação Biomecânica do Grupo Funcional RS
Marcelo Gama 1249
35574603 / 99367-1836
 #grupofuncionalrs#fisioterapia #biomecanica #avaliaçãobiomecânica#pediatria #neurofuncional #baropodometria#analisedapisada