🚨A visão Biomecânica do famoso Joanete!🚨


Escrito por Janaína Bortoli em 25/09/2018

O Hálux valgo, ou conhecido como o famoso JOANETE, é uma deformidade que acomete cada vez mais as mulheres, principalmente acima dos 50 anos, porém, já se estima que 35% das mulheres com mais de 22 anos já se encontram com essa deformidade.

 Isso ocorre por um deslocamento do primeiro metatarso, afetando o alinhamento articular, sendo gerado por uma deformidade em valgo, acompanhado também por um crescimento excessivo do osso, a progressão desse quadro pode perturbar progressivamente a marcha do indivíduo.

A origem do hálux valgo ainda não é bem compreendida, alguns artigos relatam que fatores extrínsecos, como os calçados, podem influenciar, assim como, eversão do calcâneo e queda do arco plantar, classificado como o pé pronado (pisada para dentro).

PORÉM, conforme muitos outros estudos vem abordando, NEM SEMPRE os pés são os vilões, muitas vezes o pé está sendo apenas um sinal de alerta, por isso, é de extrema importância, identificar ONDE está a causa desta alteração.

 Há estudos que relacionam alterações da rotação interna do quadril, associado com valgo de joelhos (joelhos para dentro), que acabam por consequência gerando o desabamento do arco plantar e aumentando a pressão no primeiro metatarso, que com o passar dos anos acaba gerando todo o stress descrito anteriormente, tendo por consequência o famoso JOANETE.

É extremamente importante compreender o corpo como um todo, sendo a Avaliação Biomecânica de grande importância para que se possa quantificar e compreender a verdadeira causa desse joanete, podendo assim, promover a melhor escolha das condutas do tratamento.

Glasoe, Treatment of Progressive First MTP Hallux Valgus Deformity: A Biomechanically-Based, JOSPT, 2016.

📍Marque uma avaliação biomecânica conosco e venha descobrir a verdadeira causa de suas dores!

 Caso você seja um profissional do movimento, não perca o nosso CURSO DE BAROPODOMETRIA E RACIOCÍNIO CLÍNICO BIOMECÂNICO! 24/11/2018 
Maiores informações em: www.grupofuncionalrs.com.br

#GrupoFuncionalRS #Fisioterapia #Biomecânica #Dor #Palmilhas#Osteopatia #AvaliaçãoBiomecanica #Joanete #háluxvalgo