🚨PÉ PLANO VERDADEIRO E FALSO🚨


Escrito por Janaína Bortoli em 03/09/2018

É muito comum os pacientes chegarem para consulta com o diagnóstico clinico fechado em pé plano. Nestes casos, trazem consigo o RX com a Angulação de Costa Bartani acima de 125 graus. Mais comum ainda, é ao iniciarmos a Avaliação Biomecânica com a Baropodometria Estática, constatarmos de que na verdade, o pé que era considerado PLANO, trata-se de um PÉ CAVO grau 3, sendo um diagnostico funcional ou biomecânico, totalmente contrário ao clínico.

Isso acontece quando o paciente apresenta um mecanismo rotatório interno de quadril e joelho (quadril e joelhos “rodam” para dentro) e consequentemente o pé acompanha. A região interna do pé se aproxima do chão e VISUALMENTE o pé parece não ter arco longitudinal, PARECENDO ser plano. Como a parte de dentro do pé “cai” a de fora levanta e o mediopé (meio do pé) perde contato total com o solo e ai temos a imagem na baropodometria com contato somente na frente e atrás do pé.

Alguns clínicos acreditam que não existe diferença entre o pé plano verdadeiro e falso. Mas para quem vai tratar e treinar estes pacientes e alunos (Fisioterapeutas e Ed. Fisicos) tem diferença sim!! 
A abordagem terapêutica muda totalmente de um caso para o outro, sendo necessário um diagnostico funcional ou biomecânico correto para que os objetivos terapêuticos sejam traçados.

Lembrando que os dados da Baropodometria devem ser correlacionados com as demais coletas, sempre embasados pela visão global das estruturas.

Agende sua avaliação conosco!

CURSO DE BAROPODOMETRIA CHEGANDO! 24/11/2018 
Maiores informações em:www.grupofuncionalrs.com.br

Grupo Funcional RS
Rua Marcelo Gama, 1249-POA/RS
3557-4603
99367-1836

#GrupoFuncionalRS #Fisioterapia #Biomecânica#Dor #Palmilhas #Osteopatia#AvaliaçãoBiomecanica #Péplano #Pécavo #Pés#Podologia