🚨Fascites, tendinites, dores musculares, não “brotam”. São geradas por alterações posturais não tratadas!!🚨


Escrito por Janaína Bortoli em 27/08/2018

Nesses muitos anos de atendimento, buscamos passar para os pacientes que nos procuram, que patologias ortopédicas como fascites, tendinites, contraturas, entre outras, não “brotam” do nada, se não forem resultados de traumas, acidentes, são geradas por alterações posturais.

É praticamente impossível um adulto que não apresente nenhuma alteração no posicionamento de estruturas como coluna, pelve, quadril, joelho, pois são muitas as variáveis que propiciam o processo de desalinhamento postural. Fatores estruturais como perna curta ou escoliose, fatores comportamentais e funcionais como aumento da cifose dorsal podem ser o inicio de todo um processo de desalinhamento postural.

Devemos pensar no corpo humano como uma estrutura formada por um “empilhamento” de ossos, estabilizados por ligamentos, músculos e fascia, que são altamente adaptáveis. Nesse “empilhamento” a Lei das Compensações é implacável!! Uma estrutura desviada para uma direção, provocará o desvio da estrutura vizinha (abaixo ou acima), em direção oposta, na mesma intensidade.

Logo, nenhum desvio postural fica isolado. Na busca pelo equilíbrio, as estruturas irão compensar e gerar novas alterações, mesmo que inconscientemente e é desta forma nascem as patologias ortopédicas.
Enquanto os pacientes forem analisados de forma "compartimentada" e as estruturas avaliadas de forma isolada por profissionais de saúde, as clinicas de fisioterapia, os consultórios médicos e as mesas cirúrgicas continuarão superlotadas de pacientes com patologias ortopédicas que poderiam ter sido evitadas.

O trabalho da Avaliação Biomecânica é justamente entender, analisar e quantificar qual CAMINHO AQUELA DETERMINADA ESTRUTURA CORPORAL BUSCOU PARA COMPENSAR SEU DESVIO INICIAL. Desta forma, estamos indo em busca da causa, e não somente colocando “panos quentes” em cima das consequências.

Agende sua avaliação conosco!

Grupo Funcional RS
Rua Marcelo Gama, 1249-POA/RS
3557-4603
99367-1836

#GrupoFuncionalRS #Fisioterapia #Biomecânica#Dor #Palmilhas #Osteopatia#AvaliaçãoBiomecanica