🚨AVALIAÇÃO BIOMECÂNICA PARA PÉS PLANOS🚨 .


Escrito por Janaína Bortoli em 09/07/2018

Em todos os outros posts que falamos sobre determinada patologia, sempre ressaltamos a importância do olhar global e da inter relação das estruturas. Com o pé plano não seria diferente. Atualmente, o padrão ouro, ou o teste mais respeitado para diagnostico do pé plano é o RX. Mas na prática clÍnica, vemos a Baropodometria Estática e Dinâmica como ferramentas de extrema importância para o entendimento da alteração mecânica.

Dentro da visão biomecânica, podemos dividir o Diagnóstico Funcional do Pé Plano em duas categorias: 
- Pé Plano Verdadeiro
- Pé Plano Falso 

Para “compormos” o raciocínio biomecânico, é interessante que o Fisioterapeuta tenha em mãos o RX especifico para este diagnostico, onde é calculado o ângulo interno chamado de Costa-Bertani, onde 125° encontra-se em um padrão de normalidade, acima caracteriza-se como pé plano e abaixo como pé cavo. 

Na Avaliação Biomecânica, é realizada a Baropodometria Estática e Dinâmica, a Análise da Postura Estática(rotações e assimetrias que auxiliem na “queda” do pé) e a intensidade da pronação durante a marcha. 
Nos dois casos podemos ter a influência de alteração de estruturas distantes como quadril, pelve e joelho, sendo imprescindível a Avaliação Biomecânica Global para entendimento correto da causa, para que seja indicado o tratamento mais eficaz para as duas diferentes categorias (do ponto de vista fisioterapêutico, os tratamentos tendem a se diferenciar).

O Diagnóstico de Pé Plano já não é mais uma “sentença” de inabilidade funcional como há poucos anos atrás, em que era usado como subterfúgio até mesmo para não recrutamento no serviço militar (portadores de pé plano eram julgados como não aptos ao serviço Militar), mas deve ter nossa atenção principalmente devido à sua influência patológica/lesional em estruturas vizinhas (principalmente quadril, joelho e tornozelo).

Agende hoje sua Avaliação Biomecânica no Grupo Funcional RS.

Grupo Funcional RS
Rua Marcelo Gama, 1249-POA/RS
3557-4603
99367-1836
#biomecanica #avaliaçãobiomecanica #fisioterapia #osteopatia#palmilhas #péplano #dornopé #reeducaçãopostural#reorganizaçãoneuromotora