🚨A Síndrome do Trato Ilío Tibial é uma lesão responsável por 15% dos problemas em joelhos em atletas. É comumente vista em corredores e ciclistas.🚨


Escrito por Janaína Bortoli em 06/07/2018

O trato iliotibial (TIT), é localizado na parte lateral da coxa que se estende até a tíbia. É formado por uma banda de tecido fibroso. Essa lesão pode ocorrer devido à sobrecarga na banda de tecido fibroso sobre o epicôndilo lateral do fêmur, principalmente quando há alterações biomecânicas, gerando sobrecarga para o tecido muscular.

Essa síndrome também pode estar relacionada com o desalinhamento dos membros como, joelho valgo ou varo e pé em pronação, gerando atrito para a banda íliotibial.

Um dos principais sintomas dessa síndrome é a inflação na região lateral do joelho. Uma das queixas que pode ser observada é a dor ao percorrer longas distâncias. 

A lesão pode ser diagnosticada por meio de uma Avaliação Biomecânica, com o intuito de identificar os fatores que estão gerando os desalinhamentos e consequente sobrecarga para essa região, assim como, testes com o objetivo de identificar o local da dor, visando sempre identificar os fatores causais da lesão.

Agende hoje sua Avaliação Biomecânica no Grupo Funcional RS.

Grupo Funcional RS
Rua Marcelo Gama, 1249-POA/RS
3557-4603
99367-1836

#biomecanica #avaliaçãobiomecanica #fisioterapia #osteopatia#palmilhas #sindromededordotratoiliotibial #dornojoelho #tratoiliotibial#corrida #ciclismo #esporte