A Baropodometria Estática no Processo de Avaliação Biomecânica


Escrito por Janaina Bortoli em 25/07/2017

 

A Baropodometria estática é uma importante ferramenta que compõe o “quebra cabeça” da Avaliação Biomecânica, composto por outros equipamentos, pois para entendermos como se comporta a estrutura corporal durante a marcha e corrida, é essencial que entendamos como esta estrutura modular se relaciona estaticamente.

Na busca pelo equilíbrio e contra a gravidade, as peças articuladas (cabeça, tronco, pelve e membros inferiores) sofrem certos desequilíbrios que se não identificados, podem se agravar gerando patologias ortopédicas.

Através da baropodometria estática entendemos como este circuito fecha, como se comporta em cadeia fechada, o que ocorre em sua base. Informações como posicionamento do centro de gravidade, deslocamento de massa(peso) e localização de picos de pressão são fornecidas e de extrema importância para o entendimento de todo processo de lesão.

Mas devemos sempre lembrar que ela é a primeira etapa (de no mínimo quatro) no processo de Avaliação Biomecanica, não devendo ser realizada de forma isolada.