A AVALIAÇÃO BIOMECÂNICA NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES EM PRATICANTES DE CAMINHADA


Escrito por Janaína Bortoli em 25/06/2018

Atualmente muitas pessoas estão acima do peso devido a rotina estressante de trabalho e alimentação inadequada. Diante disso, é preciso começar a praticar alguma atividade física e geralmente, a caminhada é a primeira escolha, por sua praticidade (Williams et al. 2013).

Aliamos a vontade e empolgação de iniciar uma atividade nova, a um tênis confortável e um bom parque ou avenida, e é iniciada a empreitada. Essa “máquina”(nossa estrutura corporal) que estava totalmente em repouso (e grande parte das vezes mais pesada) começa, através de dores e desconfortos, dar sinais desta falta de preparo (Heskell et al. 2007).

Isso acontece porque é praticamente impossível uma “máquina” totalmente alinhada. Desvios posturais fazem parte da nossa estrutura por vários motivos, entre eles destacamos:

Fatores posturais familiares (ex.:minha vó e mãe têm joelho para dentro, eu tenho grandes chances de desenvolver a mesma característica);

Alterações estruturais (pernas curtas verdadeiras e escolioses são alterações que não podem ser revertidas, mas podem ser trabalhadas de forma a não gerar alterações em estruturas próximas),

Alterações funcionais, como aumento de tensões em determinados grupos musculares, que tendem a gerar rotações e encurtamentos, mudando todo o alinhamento da estrutura corporal;

Posturas diárias inadequadas.

Nosso corpo é como uma máquina, como um carro, que necessita de tempos em tempos de uma avaliação da sua simetria (a famosa geometria e balanceamento) para que quando for colocada sob estresse (atividades físicas) estes desalinhamentos não gerem lesões.

É neste momento que a avaliação e alinhamento destas assimetrias se faz necessário. Através da Baropodometria, Avaliação Postural Computadorizada e Análise de marcha, conseguimos entender o que está desalinhado, qual o mecanismo responsável pela lesão e quais as ferramentas necessárias para tratar e prevenir as lesões.

Laboratório de Avaliação e Palmilhas do grupo Funcional RS
Marcelo Gama 1249
35574603 / 993671836