🚨ALTERAÇÕES BIOMECÂNICAS E POSTURAIS EM NA SÍNDROME DE DOWN🚨


Escrito por Raquel Garcia em 19/06/2018

Percebe-se uma necessidade crescente em relação ao tratamento das disfunções posturais e ortopédicas em pessoas com Síndrome de Down, pois as mesmas causam impacto direto sobre a qualidade de vida.


Já está descrito na literatura científica a prevalência das seguintes disfunções ortopédicas e de postura em pessoas com a síndrome:
-Escoliose
-Instabilidade atlanto-axial (articulação da coluna com a cabeça)
-Subluxação de quadril
-Síndrome de Legg Calvé Perthes
-Instabilidade patelar
-Pé planos (chato)
-Hálux valgo (Joanete)
-Aumento de espaço entre o 1° e 2° dedo do pé
E outras disfunções causadas principalmente pela frouxidão ligamentar e /ou sobrepeso, que são características da síndrome.

Sabe-se que o alinhamento correto do pé interfere diretamente nas disfunções de joelho, quadril e coluna, assim como na marcha.

Para a avaliação das principais disfunções posturais e biomecânicas, o Grupo Funcional conta com o Laborátório de Biomecânica, o qual realiza uma bateria de exames e apartir do diagnóstico cinético-funcional realizado, há a possibilidade de tratamento das disfunções encontradas através de um conceito multidisciplinar envolvendo as Palmilhas, a Fisioterapia e a Osteopatia.

As palmilhas são realizadas em uma oficina própria do grupo, no qual os itens da palmilha são escolhidos durante a avaliação biomecânica e personalizados de acordo com a necessidade do paciente naquele momento. Tais palmilhas tem o objetivo de fornecer estabilidade plantar em crianças com a sindrome.

A fisioterapia irá atuar no treinamento motor e reeducação postural e de movimento para as disfunções apresentadas.

E a Osteopatia, irá contribuir com métodos mecânicos e manipulativos para detectar e corrigir falhas na organização da estrutura corpórea.

Venha conhecer o grupo e fazer uma avaliação conosco!

#sindromededown #pediatria #fisioterapia#avaliaçãobiomecanica #palmilhas #osteopatia#grupofuncionalrs #FisioterapiaNeurofuncional