🚨 O TIPO DE TÊNIS PODE PREVENIR LESÃO?🚨


Escrito por Hassan Hamdan em 18/04/2018

 Aproximadamente 50% dos corredores ou já tiveram ou terão alguma lesão, essas lesões giram em média de 2 por ano (Bruggerman et al. 2007; Vidabaeck et al. 2015).

👀 Muito se comenta a respeito da prevenção de lesões através do tipo de tênis, e assim, vemos diversos meios de comunicação comentando a respeito da indicação de tênis ideal para praticantes de corrida. Não é raro encontrarmos em blogs ou postagens da mídia indicações sobre o melhor tipo de calçado para determinados tipos de pés, tênis para pronadores, tênis com controle de movimento, tênis com amortecimento, tênis para corredores em retropé, corredores em antepé, calçados com drop elevado, calçados minimalistas, e etc. 

Antes de responder qual tênis é o ideal para corredores, iremos primeiro quebrar alguns paradigmas, levando em consideração a base de fabricação dos tênis, que é basicamente a força de impacto e a pronação. 
✔1.    Seria a pronação o causador de lesões?
✔2.    Seria o tênis capaz de alterar esta mecânica de corrida?

📚 Respondendo a primeira pergunta: o movimento de pronação (eversão) por si só NÃO é preditor de lesão. O problema é quando este movimento ocorre em excessivamente (Wen et al. 1998; Nigg et al.,2000).
E para a segunda pergunta: seria capaz o tênis alterar/corrigir esta pronação excessiva durante a corrida?  Diversos estudos demonstram de inúmeras maneiras que o tênis não corrige/altera a pronação (Stacoff et al.,2001; Buttler et al., 2007; Dixn et al.,2007).

📚 Alguns estudos vão além, e demonstram que NÃO há tênis ideal, e tão pouco que corrija a biomecânica de corrida ou que altere o estilo de corrida (Chambon et al., 2014; Malisoux et al. 2017; Nigg et al., 2017)

✅ Opinião do Grupo Funcional a respeito do melhor tipo de tênis
O tênis ideal deve ser o tênis confortável, que melhor se adapte ao seu pé!
Sua biqueira deve ser apropriada a fim de proporcionar conforto para seus dedos.

👟Indicamos um tênis que não tenha um drop muito grande, pois quanto mais alto for, maior o tensionamento na cadeia posterior, o que pode acarretar em dores ou até lesões crônicas como fascite plantar, e tendinopatias do calcâneo.

💡Importante!!! O tênis não deve ser usado para correção biomecânica nem para alinhamento, o tênis deve trazer conforto! O papel da correção biomecânica e alinhamento entre as estruturas corporais ficam a cargo das palmilhas personalizadas e de tratamento fisioterapêutico especializado.


📌Agende sua avaliação biomecânica conosco e venha conhecer o grupo!


✅Funcional-Avaliação Biomecânica, Fisioterapia e Osteopatia
📍Rua Marcelo Gama, 1249. POA/RS
☎3557-4603
📱99367-1836