DISCREPÂNCIA DE MEMBROS INFERIORES: ASPECTOS BIOMECÂNICOS.


Escrito por Hassan Hamdan e Raquel Garcia em 21/03/2018

Os membros inferiores são as estruturas responsáveis pela locomoção e propagação das forças de reação do solo. Para o funcionamento correto desta estrutura é pré-requisito que as articulações pertencentes ao membro inferior (quadril, joelho, tornozelo e pé) estejam alinhadas e equalizadas no tamanho, caso contrário, haverá prejuízos na marcha e movimentos do corpo levando a sobrecarga nas articulações em disfunções ascendentes (acima da pelve) ou descendentes (nos próprios membros inferiores), podendo levar a dores no quadril, joelho, tornozelo e pé.

O membro mais curto pode ser classificado como VERDADEIRO ou FALSO. A discrepância falsa é denominada quando o comprimento ósseo é igual mas existe um desnível da pelve e/ou estruturas próximas. Já a discrepância verdadeira ocorre devido a uma alteração estrutural óssea, ou seja, realmente uma das pernas é mais curta. Tais alterações podem ter inúmeros fatores desencadeantes: hábitos posturais, alterações no crescimento, traumas, pós-cirúrgicos, deformidades, genéticas, entre outras.

Independente da alteração ser “falsa” ou “verdadeira”, as estruturas devem ser alinhadas e sua função (articular e miofascial) restabelecida. Como ferramentas deste processo o Grupo Funcional trabalha com: Palmilhas personalizadas, Osteopatia e Fisioterapia. As Palmilhas buscam restabelecer o equilíbrio tridimensional biomecânico, alinhando de forma ascendente as assimetrias gerais, assim como, para manter o trabalho realizado pela osteopatia e pela fisioterapia.
Na osteopatia, busca-se restabelecer a mobilidade articular e o equilíbrio das tensões miofasciais das estruturas envolvidas. Na fisioterapia, iremos estabilizar e fortalecer cadeias musculares responsáveis pela manutenção do posicionamento adequado.

As palmilhas do Grupo Funcional são confeccionadas em Oficina Própria utilizando-se materiais de alta qualidade a fim de proporcionar conforto e tratamento para os desalinhamentos. Nenhuma palmilha deve ser comprada pronta, prescrita ou confeccionada sem o real entendimento da causa dos desnivelamentos e suas relações com outras estruturas corporais. Por isso, no Grupo Funcional, as palmilhas são apenas confeccionadas após uma Avaliação Biomecânica criteriosa, associadas a testes clínicos específicos, pois a individualidade de cada paciente é imprescindível, tornando assim, cada palmilha uma ferramenta única, desenvolvida especificamente para aquele paciente e para aquela alteração específica.

Marque uma avaliação conosco e venha conhecer o grupo!

Funcional-Avaliação Biomecânica, Fisioterapia e Osteopatia
Rua Marcelo Gama, 1249. POA/RS
3557-4603
99367-1836