MARCHA NA PARALISIA CEREBRAL


Escrito por Raquel Garcia em 21/03/2018

O termo paralisia cerebral se refere a disfunções geradas por lesões que acometem o sistema nervoso central ainda imaturo. Estas lesões podem ocorrer durante a gestação, durante o parto ou após o nascimento (até 2 anos de idade). As disfunções acometem o tônus, a postura e o movimento destas crianças em intensidade e localização diversa, e podem vir acompanhadas de distúrbios da sensação, cognição, comunicação e percepção.

Sabe-se que essas lesões cerebrais adquiridas não são progressivas, contudo as disfunções causadas pelo déficit de controle da postura e do movimento podem progredir ou regredir de acordo com o quadro geral da criança e possibilidades de tratamento.

Em indivíduos que já adquiriram a marcha, com o sem auxílio, a avaliação da qualidade desta marcha é de extrema importância, visto que disfunções em padrões de movimento podem levar à problemas ortopédicos e à falta de função.

Uma vez identificadas as alterações da marcha, o Fisioterapeuta possui estratégias para conduzir da melhor forma possível os ajustes biomecânicos necessários e o aprendizado motor correto desta função ou a manutenção da mesma.

No grupo funcional, contamos com um laboratório de avaliação biomecânica, no qual são utilizados equipamentos de última geração, específicos para coletar dados relacionados a biomecânica do indivíduo.

Marque uma avaliação conosco!

Fisioterapeuta Raquel Garcia 
(Crefito 254.302-F)

Grupo Funcional RS
Marcelo Gama, 1249 (POA)
www.grupofuncionalrs.com.br
3557-4603 / 99367-1836/99267-1808