🎯 qual a relação entre o movimento da pelve e a fáscia profunda do Gastrocnêmio?


Escrito por Rodrigo Angellos em 21/03/2018

 reconhecer as relações anatômicas globais é fundamental para uma abordagem efetiva 👊🏼

📗num passado recente escrevemos falando da relação já estabelecida cientificamente entre o ligamento sacrotuberal e o grupo de tendões dos isquiostibiais, como uma cadeia transmissora de tensão.

📕estudos mostram que a fáscia toracolombar responde a uma tração mecânica induzida pela atividade muscular oriunda da região pélvica, coluna vertebral, pernas e braços.

📌 nesse estudo, os pesquisadores fixaram os membros inferiores e avaliaram a mobilidade fascial do Gastrocnêmio nas inclinações pélvicas, anteversão e retroversão pélvica.

🆓 esse estudo reafirmou que a falta de flexibilidade ou mobilidade fascial dos músculos posteriores da perna limitam a anteversão pélvica e a mobilidade lombar, interessante não?!?!

⚫️ então, será que a falta de mobilidade lombar do seu paciente não tem relação com encurtamento de Gastrocnêmio e Sóleo?

⚫️ esse encurtamento de sóleo e gastrocnêmio não podem estar relacionado com uma antepulsão funcional do seu paciente?

⚫️ podemos tratar uma dor lombar ou pélvica só olhando para essas regiões?

🌎 GLOBALIDADE!

#funcionalfisioterapiaeosteopatia #grupofuncionalrs #fisioterapia #osteopatia#raciocínioclínico #biomecânica #avaliaçãobiomecânica #terapiamanual#anatomiapalpatória #mobilidade #manipulacaoarticular #qualidadedevida#dorlombar #dornospes #pé #quadril

☑ Funcional | Fisioterapia e Osteopatia 
📍 Rua Marcelo Gama, 1249- Bairro Auxiliadora- Porto Alegre/ RS 
☎ 3557-4603 | 📱 9367-1836