🏃🏻‍♂️A Avaliação Biomecanica na Prevenção e Tratamento de lesões em praticantes de caminhada🏃🏻‍♂️


Escrito por Janaína Bortoli em 27/01/2020

🔎Atualmente muitas pessoas estão acima do peso devido a rotina estressante de trabalho e alimentação inadequada. Diante disso, é preciso começar a praticar alguma atividade física e geralmente, a caminhada é a primeira escolha, por sua praticidade.

👟Aliamos a vontade e empolgação de iniciar uma atividade nova, a um tênis confortável e um bom parque ou avenida, e é iniciada a empreitada. ⚙️Essa “maquina”(nossa estrutura corporal) que estava totalmente em repouso (e grande parte das vezes mais pesada) começa, através de dores e desconfortos, dar sinais desta falta de preparo.

💡Isso acontece porque é praticamente impossível uma “maquina” totalmente alinhada. Desvios posturais fazem parte da nossa estrutura por vários motivos, entre eles destacamos:

✔️fatores posturais familiares (ex.:minha vó e mãe têm joelho para dentro, eu tenho grandes chances de desenvolver a mesma característica);
✔️alterações estruturais (pernas curtas verdadeiras e escolioses são alterações que não podem ser revertidas, mas podem ser trabalhadas de forma a não gerar alterações em estruturas próximas);
✔️alterações funcionais, como aumento de tensões em determinados grupos musculares, que tendem a gerar rotações e encurtamentos, mudando todo o alinhamento da estrutura corporal;
✔️posturas diárias inadequadas.

🔎Nosso corpo é como uma máquina, como um carro, que necessita de tempos em tempos de uma avaliação da sua simetria (a famosa geometria e balanceamento) para que quando for colocada sob stress (atividades físicas) estes desalinhamentos não gerem lesões.

👣È neste momento que a avaliação e alinhamento destas assimetrias se faz necessário. Através da Baropodometria, Avaliação Postural Computadorizada e Análise de marcha, conseguimos entender o que esta desalinhado, qual o mecanismo responsável pela lesão e o quais as ferramentas necessárias para tratar e prevenir as lesões.


💪🏼Venha nos conhecer! Ficamos na Rua Marcelo Gama, 1202, Bairro São João-POA-RS💪🏼

📍Laboratório de Avaliação Biomecânica-Grupo Funcional RS
📞(51) 99367-1836
#grupofuncionalrs #biomecanica