🚨CRIANÇAS COM MARCHA NA PONTA DOS PÉS🚨


Escrito por Raquel Garcia em 27/01/2020

👣Marcha idiopática na ponta dos pés é um diagnóstico dado à crianças saudáveis que persistem em andar na ponta dos pés quando já deveriam ter alcançado uma marcha no calcanhar. Esta condição acomete em torno de 5% das crianças saudáveis e a prevalência é maior em meninos do que em meninas.

🦵🏽Sabe-se que o bebê inicia sua marcha e passa por um processo de maturação da mesma, até alcançar as 3 fases da naturais da marcha: contato inicial do calcanhar, contato do mediopé e saída do calcanhar, porém podem haver variações normais nestas fases e a criança apresentar por um tempo a caminhada na ponta dos pés!

📚Porém na literatura científica ainda não há um consenso de quando é o momento de se preocupar, tendo autores que descrevem que a marcha na ponta dos pés seria normal até os 18 meses, outros relatam que até 2 anos, 5 anos e até mesmo 7 anos!

🔎O consenso a ser seguido é de que os pais devem estar alertas e procurar profissionais capacitados para identificar e acompanhar seus filhos, a fim de que esta condição não tenha resultados negativos para o futuro desta criança!

✅Aqui no Grupo Funcional nós temos a Avaliação Biomecânica Completa da Criança e do Adolescente, o qual acompanhamos de perto disfunções biomecânicas e posturais, assim como a evolução do desenvolvimento de nossos pequenos!

📖Referência: Caserta AJ et al., Interventios for idiophatic toe walking. Cochrane Database of Systematic Reviews 2019.

🤝Quer saber mais? Venha nos conhecer!
📍Ficamos na Rua Marcelo Gama, 1249, Bairro São João-POA.
📞(51) 99367-1836
#grupofuncionalrs #marchaempontadepé #pontadepé #idopathictoewalking #tratamentobaseadoemevidencia #biomecânica #postura #pediatria #fisioterapia #saúde #hebiatria