Mes da Fascite Plantar no Grupo Funcional RS


Escrito por Janaina Bortoli em 13/10/2017

Mês da Fascite Plantar no Grupo Funcional RS

A fascite plantar é a causa mais comum de dor na região plantar do calcanhar. Em 2004, 2 milhões de pessoas buscaram tratamento em consultórios médicos devido a esse diagnostico. Caracteriza-se por uma alteração inflamatória e muitas vezes degenerativa na fáscia plantar. A função da fáscia é gerar estabilidade ao arco longitudinal medial.

Alterações de posicionamento no pé ou em estruturas mais distantes (como coluna, pelve, joelho e quadril) podem causar alteração no seu posicionamento gerando aumento no stress com o processo inflamatório como consequência.

Os números acima citados só tendem a aumentar, devido ao aumento de peso da população mundial, assim como o aumento da procura pelas atividades físicas como a corrida. Não que o sobrepeso e a atividade física sejam causas, mas podem sim aumentar o stress em estruturas ja desalinhadas.
É uma alteração em que o tratamento é BASICAMENTE conservador, necessitando de um sério entendimento da VERDADEIRA CAUSA do aumento da tensão/stress da estrutura.

O Laboratório de Biomecânica do Grupo Funcional irá se dedicar todo o mes de setembro aos pacientes que apresentem este diagnostico. Avaliações Biomecânicas, Palmilhas Personalizadas e Diretrizes Terapêuticas especificas serão realizadas neste período com valores totalmente diferenciados.